Transportes Especiais

transporte de cargas

Alguns itens só podem ser entregues por meio dos transportes especiais, e a Somerlog é especializada neste serviço. Conheça mais.

Investir em tecnologias para aprimorar o processo de venda é fundamental. Sites, softwares de gestão… são algumas ferramentas usadas para bater metas comerciais.

Porém, não adianta vender e entregar os produtos danificados e fora do prazo estipulado ao consumidor final. Ainda existem mercadorias que precisam de maiores cuidados durante o transporte.

Nesse caso, além de recursos tecnológicos, é necessário contratar uma empresa de transportes especiais.

O que são transportes especiais?

Aqueles que se caracterizam pela movimentação de cargas frágeis ou que sejam perecíveis; normalmente acontece pelo modal rodoviário.

Produtos dessa natureza são mais melindrosos para serem transportados, e por isso existem métodos e equipamentos destinados a aumentar a proteção.

Não se deve confundir com o transporte de cargas superdimensionadas, que são aquelas com dimensões e/ou peso além do formato comercial. Órgãos como o DNIT dispõem de legislação específica para esse formato logístico.

Também se evidencia o transporte especial como aquele que utiliza veículos com área útil projetada para evitar trepidações, por exemplo.

Então, identificar ainda na cotação do frete que tipo de carreta ou veículo será usado no transbordo das mercadorias sensíveis, é fator crucial nessa operação. 

Cargas que precisam de cuidados

Como vimos, os transportes especiais são destinados para aumentar a proteção de determinadas cargas, dentre elas:

A – Eletroeletrônicos

Produtos industrializados destinados a vários segmentos, sobretudo para área da tecnologia. Aqui estão os computadores, video game, smartphones, etc.

Como além de sensíveis, esses itens têm valor agregado, é importante contratar uma transportadora que detenha veículos blindados.

B – Farmacêuticos

Muitas vezes os produtos farmacêuticos estão envolvidos em embalagens primárias como o vidro. Também, são mercadorias que precisam de aclimatação correta para evitar alterações em suas características.

C – Alimentos

Frutas, legumes, verduras… São itens que devem ser transportados com segurança e em embalagens especiais. No caso de alimentos congelados, os cuidados são maiores, pois esses devem seguir em baús refrigerados.

D – Eletrodomésticos

Outra carga de alto valor, e que necessita de armazenamento específico no veículo. Geladeiras, máquinas de lavar, fogões, etc., não podem ficar trepidando durante a viagem. 

Por isso, recebem embalagem especial, e uma amarração para não correrem dentro da área útil do conjunto transportador.

E – Equipamentos médicos

Peças sensíveis que também precisam de proteção específica. Aqui é comum usar veículos mais leves para realizar o transporte.

F – Objetos Frágeis

Uma lista grande de produtos engloba as peças consideradas frágeis, e que necessitam utilizar o serviço de transporte especial em seu envio. 

Objetos para cozinha (pratos, copos, jarros, etc.), artesanatos, lâmpadas e muitos outros, são transportados com total cuidado para não quebrarem.

Estrutura de uma transportadora de cargas especiais

Uma transportadora pronta para realizar esse tipo de serviço deve ser organizada da seguinte maneira:

1 – Setor de Manutenção

Somente empresa que leva sério a revisão de sua frota vale a pena contratar. As quebras atrasam bastante a programação de entrega, e no caso do transporte de itens perecíveis isso pode gerar prejuízos.

E para enfrentar a situação de muitas estradas brasileiras, a manutenção é mais do que estratégica para uma operação logística.

2 – Roteirização e Monitoramento

Um plano de rota prévio deve ser montado, com intuito de projetar o tempo de parada, onde ocorrerão os abastecimentos, locais de descanso, etc. Somente a partir de uma roteirização completa é possível elaborar esse tipo de planejamento.

Já em relação ao monitoramento, ele deve ser feito todos os dias, 24 horas. É necessário usar softwares atualizados, a fim de obter informações precisas e rápidas.

3 – Apoio Fiscal

As cargas especiais exigem documentações além da nota fiscal para seguir viagem. Então, contar com profissionais que conheçam toda legislação garante que o veículo não fique retido pela falta de pagamento de algum tributo, por exemplo.

4 – Apoio Administrativo

O trabalho de motorista e ajudantes depende da agilidade do suporte administrativo da transportadora de cargas especiais. Todos devem trabalhar alinhados para tudo fluir.

5 – Equipe Operacional

Supervisores de campo e escoltas são sempre utilizados nos transportes especiais, principalmente daqueles que seguem com cargas de alto valor agregado.

Esses profissionais aumentam a segurança do transporte, e ainda auxiliam em possíveis problemas que surjam ao longo do trajeto.

Vantagens do transporte especial

Comercializar mercadorias sensíveis é sempre um desafio. E o fato de enviá-las para um território tão extenso como o brasileiro, é outra tarefa que necessita de superação logística, diariamente.

O transporte especial é pensado para atender essa perspectiva. Minucioso, sem perder a agilidade e segurança.

Outros benefícios estão associados a esse serviço, tais como:

  • O embarcador não assume os custos operacionais, ou seja, não precisa pagar diárias, abastecimento, borracharia, reparos mecânicos, etc.
  • A frota disponível é sempre em boas condições, e ainda existem veículos blindados, com sistema de travamento digital (ideal para cargas de alto valor).
  • É possível fracionar as mercadorias, deste modo não é obrigatório fechar um caminhão para levar 1 caixa, por exemplo.
  • Os produtos frágeis e/ou sensíveis são entregues em todo o país.
  • Quando necessário se realiza a multimodalidade. Usa-se o modal aeroviário, sobretudo, para agilizar a entrega de produtos para regiões mais distantes do local da coleta.
  • A empresa contratante ganha agilidade logística, sem pagar a mais.
  • Não é necessário gastar com a compra de veículos, ou assumir o vínculo de trabalho com motoristas e seus ajudantes.

Esse formato de transporte serve para todo tipo de empresa, seja uma grande indústria ou varejista especializado no e-commerce.

Transportes Especiais é com a Somerlog

A Somerlog é transportadora paulista com experiência em diferentes tipos de transportes, inclusive o de cargas especiais.

Nossa frota versátil dispõe de veículos blindados, furgões, vans e caminhões baú. todos revisados e que atendem as exigências dos órgãos fiscalizadores (ANTT, DNIT, DER).

A Somerlog tem seu próprio armazém, com mais de 2.500 m, e pronto para acomodar diferentes produtos (medicamentos, eletroeletrônicos, alimentos, etc.). Mais proteção para suas mercadorias antes de começar a viagem.

Portanto, se precisa realizar serviço de transportes especiais, entre em contato com a Somerlog para fazer orçamento.

Entre em contato

Nossos serviços