Transporte Fracionado

transporte de cargas

O transporte fracionado é solução prática para enviar mercadorias para todo Brasil. A Somerlog é especialista nesse formato, e tem excelentes condições para você otimizar suas entregas.

Um dos segredos para vender mais é realizar cumprir prazos de entrega. A agilidade entre o processo de compra e o recebimento, é uma das características mais queridas pelos consumidores.

Por outro lado, a liberdade de pode comprar 1 ou 2 produtos e receber da mesma maneira, é outro traço importante.

E é no transporte fracionado que se concentra a agilidade e a possibilidade de adquirir qualquer quantidade de mercadoria.

Principais aspectos do transporte fracionado

É comum optar pelo serviço de carga fracionada quando se precisa enviar poucos volumes para uma localidade. Não há necessidade de fechar um caminhão (carga consolidada) para atender a demanda de seu (s) cliente (s).

Na prática, o transporte fracionado significa menor custo operacional e não deixar de atender aquele consumidor de uma área onde falta suporte de distribuição, por exemplo.

Então, para entender esse formato, vale conhecer suas principais características, veja abaixo.

A – Metodologia de Compartilhamento

A carga fracionada existe porque uma transportadora oferece o espaço útil de um veículo para muitas empresas enviarem suas mercadorias. Ou seja, é um compartilhamento que favorece a diferentes empreendedores.

Assim, esse método se torna econômico e acessível para todos, inclusive pessoas físicas que desejam enviar encomendas para qualquer parte do território nacional.

B – Atendimento em todas as regiões

O fracionamento de cargas está disponível para todos os estados brasileiros, porém, cada um com seu prazo específico.

Então, é possível elaborar um mapeamento indicando o tempo total que o produto leva para ser entregue numa cidade, distrito ou bairro. Esse é um dado importante para seu planejamento logístico.

C – Cubagem

Esse tipo de serviço permite que utilize o método de cubagem, ou seja, o tamanho da caixa, por exemplo, faz a diferença no custo do frete. Desse modo, pode pensar em embalagens especiais para proteger o produto, e que ocupem menos espaço durante o transporte.

Cuidados tomados para fracionar cargas

A questão da embalagem faz total diferença no transporte fracionado, por isso vale conhecer bem as normas que regulam a proteção de determinados produtos.

Os principais tipos de embalagens são:

  1. Contenção ou primária – é a que está em contato direto com o produto (frascos, bisnagas, etc.).
  2. Apresentação ou secundária – é a que fica amostra no ponto de venda (normalmente uma caixinha de papelão).
  3. Comercialização ou terciária – unidade maior que acomodar várias embalagens secundárias (caixa, caixotes, etc.) 
  4. Movimentação ou quaternária – é a utilizada em armazéns ou estoques, e precisa ser resistente, pois é movimentada por empilhadeiras. É a embalagem que segue para o transporte.

Para movimentações mais complexas, feitas pelo transporte marítimo, por exemplo, se usar containers.

Mas, é o tipo de carga que define as embalagens que protegem o produto, e posteriormente indica o formato de fracionamento. Assim, é preciso identificar em qual categoria estão suas mercadorias:

  • Geral – aqui pode ser solta (pacote, caixa, tambor, etc.) ou unitizada (agrupada num palete).
  • A granel – é quando não se precisa embalar a mercadoria (grãos, líquidos, etc.)
  • Frigorificada – mercadoria que além de embalagem específica, precisa ser refrigerada.
  • Neo-granel – não é necessário um acondicionamento específico, o formato mais conhecido é o transporte de veículos novos.
  • Produto perigoso – é a carga de natureza físico-química que precisa de embalagens especiais, bem como acomodação adequada para o transporte.

Portanto, é essencial que enquadre suas mercadorias, pois além desses detalhes, algumas documentações são exigidas para elas seguirem viagem.

Estrutura de uma transportadora

Uma empresa de transporte fracionado deve organizar sua operação da seguinte forma:

1 – Roteirização

Sem dúvida, planos de rota que atendam às demandas dos embarcadores (proprietários das cargas) são instrumentos fundamentais para alcançar desempenho ágil.

Então, o transportador deve ter uma roteirização alinhada aos fretes contratados, e quando cabível, fazer um estudo de viabilidade, para que os veículos cruzem as estradas sem problemas.

2 – Preparação do veículo

A manutenção preventiva da frota é outro aspecto primordial de uma transportadora. Veículos quebrados na estrada são um dos principais fatores de atraso.

3 – Documentação

Nota Fiscal, romaneio, ordem de coleta, CRLV… todo documento que permeie o transporte, sobretudo o modal rodoviário, precisa está pronto antes da viagem iniciar.

A transportadora de carga fracionada deve ter um setor fiscal preparado para orientar todos esses pontos, visto que todo veículo transportador passa por barreiras fiscais, e precisam apresentar a documentação mencionada.

4 – Conferência e carregamento

Para o transporte fracionado funcionar bem a etapa de conferência tem que ocorrer rigorosamente. Nenhum item pode ser carregado a mais ou a menos, tampouco caixas danificadas, por exemplo, devem ser embarcadas.

5 – Segurança

Apólices de seguro, sistemas de rastreamento e outras tecnologias são alguns dos instrumentos usados para aumentar a segurança do transporte.

6 – Transporte e apoio

Ao iniciar viagem, os profissionais envolvidos recebem o plano de rota, documentação e recomendações dos clientes para efetuar as entregas sem transtornos.

Uma transportadora sólida tem equipe de apoio distribuída em pontos estratégicos do país para agilizar eventuais incidentes, por exemplo.

Vantagens do Transporte Fracionado

Os benefícios dessa modalidade de serviço são:

  • Envio para todo país, sem limitação de peso, volume ou dimensão;
  • Não é necessário fretar todo um veículo, o que reduz o valor operacional;
  • É rápido, e pode ser conciliado com outros modais de transporte, principalmente o aeroviário;
  • É seguro, e totalmente rastreável (mesmo que use o modal aéreo);
  • Por ser contratado na versão “Porta a Porta” (que compreende da coleta a entrega).

Contudo, somente um transportador com frota própria, time qualificado e experiência consegue atender bem esse tipo de serviço.

Assim, terá a garantia que seus produtos serão entregues sem riscos e no tempo programado, objetivos principais desse tipo de atividade.

Transporte Fracionado é com a Somerlog

A Somerlog é empresa de logística e transportes pronta para levar suas mercadorias para todo país. Temos nossos próprios veículos, além de um completo serviço de armazenagem para guardar suas cargas.

Portanto, se quer realizar um transporte fracionado seguro e eficaz, entre em contato com o atendimento Somerlog.

Entre em contato

Nossos serviços