Transporte de Alto Valor

transporte de cargas

O transporte de alto valor é uma solução logística que garante mais proteção às suas mercadorias. A Somerlog tem veículos blindados ideias para esse tipo de carga.

Uma das preocupações de quem vende produtos no Brasil, e usa as estradas para entregar por todo território, é a segurança.

O extravio, ou mesmo a curiosidade de terceiros, coloca em risco a integridade de mercadorias, sobretudo aquelas atrativas com valor agregado.

Desse modo, é preciso empregar o máximo de controle para que nenhum item seja mexido ou retirado, antes de chegar ao destino. Essa é a principal função desse tipo de serviço.

Como funciona o Transporte de Alto Valor

Tem as mesmas características do transporte de cargas geral, sempre parte de um planejamento rigoroso, para evitar riscos durante o trajeto.

Seu diferencial é o veículo usado, pois para proteger as mercadorias se escolhe caminhões, por exemplo, com blindagem especial e travas que só são abertas pelos responsáveis no descarregamento.

No transporte de alto valor se caracteriza pela:

  • Blindagem do baú do caminhão ou da cabine do veículo;
  • Sistemas de travamento com fechadura digital.

Além disso, conta com rastreadores que permitem acompanhar o conjunto transportador em tempo real. Os profissionais envolvidos na operação usam equipamentos de comunicação para informar eventuais problemas.

As cargas mais visadas

Essa proteção atende boa parte dos segmentos, principalmente indústrias e comércio que vendem produtos com valor agregado.

Alguns itens precisam de mais segurança, entre eles estão:

  • Produtos da indústria do tabaco (cigarros, charutos, etc.)
  • Componentes e aparelhos eletroeletrônicos
  • Medicamentos e fármacos
  • Equipamentos usados em estabelecimentos de saúde
  • Alimentos
  • Combustível
  • Produtos químicos em geral

Esses são os mais visados, pois facilmente são “revendidos” no mercado paralelo, mesmo quando utilizam códigos de rastreio, por exemplo.

Então, vale investir nesse tipo de transporte, desta forma a carga segue até o destino sem maiores surpresas.

Estrutura de uma transportadora de alto valor

É necessário que este tipo de fornecedor disponha de uma estrutura básica, conforme lista abaixo.

A – Manutenção

É fundamental que todos os veículos sejam inspecionados, e passar por revisão todas as vezes que retornar de uma viagem. Essa é maneira de evitar quebras na estrada, e comprometer o planejamento traçado para o transporte.

A transportadora monta uma programação de manutenção, que é realizada sem falhas. Em muitos casos, os contratantes solicitam tal plano.

B – Gestão de Frota

Esse setor indica o veículo correto para executar o transporte de alto valor, bem como a verificação de documentos e outras vistorias.

C – Roteirização

Traçar a rota adequada para entregar em tempo hábil todas as mercadorias, é outra parte da estrutura de um transportador.

Aqui se aproveita a experiência dos profissionais e softwares capazes de mapear e simular como ocorre a viagem em determinadas estradas.

D – Monitoramento

Também com ajuda da tecnologia, se acompanha todas as etapas do transporte. Esse monitoramento acontece 24 horas, todos os dias. O cliente terá acesso as informações para programar a chegada das mercadorias, dentre outras ações.

É a partir desses dados que o embarcador pode fazer suas previsões de entregas para seus clientes (essencial para fechar novas vendas).

E – Gerenciamento de Risco

Setor responsável por adotar meios complementares para proteção da carga. É essencial para registrar motorista e veículos em apólices de seguro, por exemplo.

F – Apoio

Aqui estão profissionais do administrativo e equipe operacional. É possível contratar escoltas para acompanhar da coleta até a entrega das mercadorias.

Esse time além de seguir junto da carga, auxilia no cadastro de fornecedores (oficinais, postos, borracharias) e no desembaraço fiscal, quando necessário.

Vantagens do Transporte de Alto Valor

Contratar uma empresa que oferece esse tipo de serviço proporciona benefícios como:

  1. Mais agilidade – toda ação de uma transportadora é voltada para coletar produtos e entregá-los dentro de prazos estabelecidos. Otimização é a palavra de ordem, seja para firmar a carga até o modal usado para levar a mercadoria até o cliente final.
  2. Expertise – profissionais qualificados estão envolvidos em todas as etapas, sobretudo na conferência e movimentação das cargas.
  3. Rastreamento total – mesmo que use outros modais (aeroviário, por exemplo) para realizar a entrega, todo posicionamento da carga é informado. Nesse caso de multimodalidade, trabalhar com as principais empresas aéreas é um diferencial.
  4. Controle – nenhum detalhe é perdido de vista; o embarcador fica sabendo quais itens foram carregados, e no momento do desembarque terá a lista completa do que foi entregue, bem como o responsável pelo recebimento.
  5. Cobertura – o transporte de alto valor está disponível para todo território nacional. Isso é favorável para empreendedores que atuam em todo o país.
  6. Empresa ou Pessoa Física – o serviço não tem restrição de orçamento, empresas de qualquer porte podem aproveitar os transportes de alto valor. Pessoas físicas podem orçar e contratar esse formato de transporte.

Ainda existem pontos sobre os detalhes técnicos da trava digital do veículo blindado, que também são vantagens consideráveis, são eles:

  • A trava pode ser programa para mais de um usuário, importante se as mercadorias vão ser levadas para armazéns ou centros de distribuição.
  • É possível traçar horários ou turnos específicos para abrir o baú, o que limita abertura fora do expediente comercial, por exemplo.
  • A tecnologia usada permite que se avalie todas as aberturas da trava, durante um período (semana, mês, etc.);
  • Emissão de sinal de alerta silencioso.

Os softwares que monitoram os veículos são programados com bloqueio à distância, o que impede a movimentação caso ocorra algum problema.

Também têm funções voltadas para comunicação com o motorista, e assim, de maneira rápida, obter informações de possíveis imprevistos.

Transporte de Alto Valor é com a Somerlog

Uma transportadora que reúne essas qualidades é a Somerlog. Com equipe capacitada, uma frota atual e versátil, nos consolidamos no segmento dos transportes.

Contamos com nosso próprio armazém, que tem aproximadamente 2.500 m² e capacidade para mais de 1.500 paletes, pronto para diferentes tipos de mercadorias.

O serviço de transporte de alto valor da Somerlog serve para indústrias de alimentos, farmacêuticas, distribuidoras e muitos outros modelos de empresas. Para solicitar orçamento, basta entrar em contato com nosso atendimento.

Entre em contato

Nossos serviços