Transportadora em Mauá

transporte de cargas

O serviço de uma transportadora em Mauá é fundamental para completar seu ciclo logístico. A Somerlog atua nessa cidade, além de levar cargas para todo o país.

A agilidade do setor comercial de uma empresa depende de seu setor logístico, principalmente quando se vende para todo o território brasileiro.

Então, é fundamental ser eficiente em todos os passos seguintes da cadeia logística: do armazenamento até o transporte.

Esse último aspecto faz toda diferença nos resultados das vendas, pois a demora na entrega dos produtos, por exemplo, compromete a experiência do cliente com sua marca.

Como funciona uma Transportadora em Mauá

Para proporcionar assertividade na logística de um varejista ou atacadista, o transportador deve ter uma estrutura organizacional sólida e eficaz.

Algumas características (abaixo listadas) ajudam a demonstrar como funciona um transportadora em Mauá, e até que ponto influencia no serviço prestado.

A – Planejamento de Rota

Logo no primeiro contato, é imprescindível já alinhar qual o percurso ideal para seus produtos circularem até o (s) destino (s). Isso é ainda mais importante quando suas cargas são fracionadas, traçar bem uma rota será o segredo para atender os prazos.

Nessa fase, o transportador pode fazer estudos de viabilidade, ou uma roteirização por meio de softwares e outros recursos.

Aqui se programa os pontos de abastecimento, paradas para descanso do motorista, oficinas de suporte, etc.

B – Definição do modais para o transporte

Boa parte das cargas no país percorrem estradas, ou seja, o modal rodoviário é o mais frequente. Porém, nem sempre sozinho consegue ser ágil, e é necessário alinhar com modais aeroviários, ferroviários ou marítimos.

A transportadora em Mauá deve ter prática ou parceiros que lhe ajudem no formato multimodal. Essas decisões surgem antes mesmo do transporte iniciar.

Vale dizer que isso não encarece os custos operacionais, pelo contrário, a ideia é que a eficiência do multimodal traga economia, tanto para o transportador quanto para o embarcador (proprietário da carga).

C – Veículo adequado

Produtos químicos, alimentos, medicamento, grãos… Estes itens precisam de veículos corretos para ser transportados.

A transportadora escolhe qual veículo vai utilizar, sempre orientada pelo que diz as leis de trânsito e reguladoras como Anvisa, por exemplo.

São respeitadas as normas para unitizar e embalar as diferentes mercadorias, com intuito de prevenir contra acidentes e preservar a integridade das cargas.

D – Documentação

Desde o CRLV até licenças de trânsito, passando por documentos fiscais, nada deve passar do controle do transportador.

Cargas especiais podem ficar retidas se o motorista não apresentar a documentação certa. Então, é comum montar checklists para alinhar todos os cuidados, e o transporte acontecer sem problemas.

E – Transporte propriamente dito

Motoristas e ajudantes seguem viagem conhecendo a rota, pontos de apoio; portam Notas Fiscais, Conhecimento de Frete, Romaneio e qualquer outro documento exigido pelo tipo de carga transportada.

Eles também seguem as recomendações de direção defensiva, e circulam com velocidade controlada, seja por exigência da empresa ou por documento emitido pelo DNIT ou DER, por exemplo.

Assumem postura profissional e ética, para que nenhum incidente ou eventual problema comprometa a imagem do embarcador e da transportadora.

F – Entrega

O final da operação é formalizado seja por mensagem eletrônica ou ligação. Atualmente com ajuda da tecnologia, a assinatura do canhoto da Nota Fiscal não tem sido necessária, contudo, se for uma exigência do contratante, a confirmação da entrega também será por meio deste documento.

Vantagens de uma Transportadora em Mauá

A principal e mais atrativa é a redução de despesas. Imaginar o custo que um pequeno comerciante tem ao enviar suas mercadorias via Correios, é um pesadelo para qualquer orçamento.

É possível contratar uma transportadora em Mauá para realizar desde a coleta até a entrega, e o acerto ser firmado por uma única cobrança de frete.

E toda experiência e agilidade desse fornecedor garante a eficiência do serviço, o que resulta na entrega dentro do prazo.

Soma-se a essa vantagem, outros benefícios, tais como:

  • Profissionais treinados e com documentação em dias. Só para ilustrar, quando se transporta itens químicos se exige que o motorista tenha o curso Mopp (Movimentação de Operação de Produtos Perigosos).
  • Monitoramento durante todo trajeto. Com auxílio de softwares, rastreadores GPS e até o celular, se acompanha a carga 24 horas. Isso é relevante, pois se algo acontecer, uma decisão é tomada rapidamente.
  • Não assume custos com manutenção. Manter a parte mecânica do veículo é obrigatoriedade do transportador, e não incide em cobranças para o contratante.
  • Não custeia o combustível. Outro aspecto que fica sob responsabilidade da transportadora.
  • Carga é assegurada. A preocupação se houver algum dano ou extravio das mercadorias é minimizada, pois se faz a averbação, protegendo as cargas transportadas.

Existe a possibilidade de contratar o transporte atrelado com serviços de armazenagem, o que torna o processo mais seguro e ágil, pois a expedição (liberação) das mercadorias é realizada pela mesma empresa.

Como contratar uma Transportadora em Mauá

Alguns parâmetros ajudam no momento de analisar o transportador que necessita contratar, são eles:

  1. Frota própria – é essencial que a transportadora tenha seus próprios veículos. Sublocações não são bem-vindas, pois o processo de manutenção, por exemplo, perde o rigor.
  2. Multimodal – verifique se o fornecedor é capaz de atender além do modal rodoviário. Essa característica é muito importante para varejistas de e-commerce.
  3. Rastreamento – conferir as tecnologias usadas para rastrear as cargas é outro ponto pertinente. Vale conferir a possibilidade de interligar os softwares, ou de criar um e-mail de repassar as informações para manter o controle em tempo real.
  4. Fracionamento de carga – a transportadora em Mauá precisa ter experiência com cargas fracionadas. Método que exige organização e preparo. Por outro lado, dedica o mesmo empenho com a carga consolidada.
  5. Serviço de porta a porta – indicado para quem vende produtos direto às pessoas físicas. Formato dinâmico, que consegue usa os veículos menores para fazer entregas em bairros das grandes cidades brasileiras.

Essas características constroem o perfil da Somerlog. Somos uma transportadora em Mauá de referência, além de ter nosso próprio galpão de armazenagem. Para solicitar um orçamento é só entrar em contato.

Entre em contato

Nossos serviços