Galpão de Armazenagem

transporte de cargas

Um galpão de armazenagem é componente logístico estratégico para muitas empresas (todos os segmentos). Mas, para atender diferentes demandas, esse espaço precisa de uma estrutura completa.

No cenário atual para ter um negócio próspero não é necessário de uma sede física enorme. Num período no qual o trabalho a distância é a palavra da vez, podemos acompanhar desde a venda do produto, sua separação, emissão na Nota Fiscal e até a entrega, utilizando o celular.

Hoje fechar parcerias estratégicas faz a diferença no sucesso de uma iniciativa, sobretudo, àquela que necessita de uma sólida estrutura logística.

Nesse contexto, contar com serviço de armazenagem completo e bem localizado, é uma das maneiras de desenvolver um empreendimento.

O que é um galpão de armazenagem?

É um espaço de amplas dimensões destinado a guardar mercadorias, produtos, insumos, etc.; especialmente projetado para comportar diferentes itens, e que respeita normas de segurança, além de atender requisitos logísticos.


Não é apenas um lugar para estocar matéria-prima e produtos em geral, o galpão de armazenagem deve dispor de estrutura para acomodar motoristas e outros profissionais que aguardam o carregamento de seus veículos, por exemplo.
Por isso, deve ser equipado com:

  • Pátio externo para manobras;
  • Área de convivência;
  • Refeitório;
  • Vestiários;
  • Sala de apoio.


O galpão de armazenagem deve ser capaz de atender um ciclo de serviços que consiste em:

1 – Recebimento

Ao receber o material a ser armazenado, o fornecedor do serviço deve contar com equipe e ferramentas que contribuam para conferência. A ideia é monitorar os produtos recebidos, o que facilita toda movimentação futura.

2 – Armazenagem

O local deve oferecer espaços que sirvam para guardar desde alimentos até produtos químicos, seguindo todas as recomendações de higiene e segurança.

Um galpão de armazenagem de boa estrutura terá licenças e certificações de órgãos públicos e/ou privados, que atestem essas qualidades.

3 – Movimentação

Empilhadeiras, gôndolas, guinchos, cabos… e muitos outros equipamentos de içamento, são fundamentais num armazém completo.

Essas ferramentas dão toda segurança nos processos de movimentação, desde o recebimento da mercadoria até a coleta (realizada por transportadora). Verificar este ponto é relevante na hora de escolher o galpão ideal para seus produtos.

4 – Expedição

A etapa da liberação dos itens armazenados é uma das mais importantes, pois além de rigor na conferência, a liberação da carga acompanha documentos fiscais e outros que devem chegar até o cliente final, por exemplo.

5 – Etiquetagem

Etiquetas são essenciais para o rastreio dos produtos no armazém. Utilizando tecnologias como leitores ópticos e Sistemas de Gestão, é possível acompanhar toda movimentação da carga durante seu período no galpão.

6 – Dispositivos de segurança

O armazém é projetado dentro de padrões de segurança dos mais rigorosos. E ainda conta profissionais para vigiar o espaço, circuito interno de TV, sistemas contra incêndio, etc.

7 – Reparos

O galpão de armazenagem tem profissionais capazes de tomar medidas, de acordo com o descrito pelos clientes e normas de segurança, para realizar reparos a eventuais danos que ocorram em produtos acomodados em suas instalações.

8 – Fracionamento

Outro diferencial nesse serviço é a capacidade para fracionar cargas, sempre acompanhando as demandas do cliente.

Os tipos de galpão para armazenagem

Esses espaços são versáteis, prontos para acomodar distintas mercadorias. Contudo, existe uma classificação que aponta tipos de galpão, veremos abaixo os principais.

  1. Shed – é o formato mais conhecido, tem capacidade para armazenar muitos volumes, e se caracteriza por excelente ventilação e luminosidade. Destina-se a empresas que possuem muitos produtos.
  2. Piramidal – espaços menores, que focam no estoque horizontal. Indicado para quem comercializa produtos que passem pouco tempo parados (alta rotatividade).
  3. Dois pisos – modelo de galpão destinado para empresas que terão equipe no local. Em um dos pisos ficam estocadas as mercadorias, no outro a parte da administração.
  4. Inflável – é um tipo de armazém itinerante, pois pode ser erguido num centro logístico. Na prática é montado de maneira urgente, quando uma empresa está passando por reformas, ou sofreu intempéries climáticas. por exemplo.


Então, é avaliar as pretensões de sua empresa, para buscar o modelo assertivo dentre esses armazéns. Decerto, a necessidade do seu negócio pode mudar, e facilmente consegue variar entre esses modelos no desenrolar de suas atividades.

Benefícios do galpão de armazenagem

Sem dúvida, sua condição de suporte logístico é vantagem mais conhecida. Guardar mercadorias, sem necessariamente ser na sede da empresa, é muito interessante, sobretudo, para varejistas online.

Porém, contratar um armazém é garantia de ganhar os seguintes benefícios:

  • Segurança – vigilantes 24 horas por dia, além de equipamentos eletrônicos que ajudam a proteger o espaço. Controle total na saída e entrada de mercadorias.
  • Versatilidade – é possível armazenar uma lista grande de produtos (medicamentos, equipamentos médicos, alimentos, itens de higiene, cosméticos, etc.);
  • Redução de custos – não é necessário alugar um galpão e assumir os gastos com o imóvel, por exemplo. Contratando esse tipo de serviço só pagará um valor mensal, que facilmente se pulveriza no preço das mercadorias.
  • Flexibilidade – esse serviço permite que contrate um espaço do tamanho que seu negócio atualmente precisa. Caso aumente suas demandas, basta solicitar um adendo e terá mais estantes, paletes, etc.
  • Localização – esse tipo de estrutura está próximo das principais rodovias, e outros modais de escoamento. O que proporciona agilidade a movimentação das cargas. Fator crucial para cumprir prazos.
  • Profissionais treinados – ter uma equipe preparada para cuidar dos itens armazenados é outra vantagem desse serviço. Desde da conferência até habilidade para movimentar as cargas, são aspectos que somente profissionais capacitados estão aptos para atender.

São vantagens consideráveis, sobretudo, para negócios que se alinham com novos modelos de gestão, que privilegia a praticidade e eficiência.

O serviço de armazenagem da Somerlog

Capaz de oferecer diferentes soluções logísticas, a Somerlog também dispõe de armazém completo.

Conosco suas mercadorias estão seguras, e sempre prontas para seguir viagem ao cliente final ou para um centro de distribuição, por exemplo.

Nosso galpão de armazenagem tem 2.500 m², e multifuncional, ou seja, estamos preparados para acomodar os mais diferentes tipos de produtos.

Faça contato agora para descobrir como podemos ajudar o seu negócio a ser ágil e anteder seus clientes sempre no prazo combinado.

Entre em contato

Nossos serviços