Empresa de transporte em Mauá

transporte de cargas

Definir a melhor empresa de transporte em Mauá é ideal para garantir segurança e rapidez na entrega de suas cargas.

O diferencial de muitas lojas online é prazo de entrega e custo do frete. E como é possível oferecer ao cliente condições favoráveis aos dois lados nesse quesito?

A resposta está na realização de um assertivo transporte. Porém, esse serviço não se resume apenas ao deslocamento de um veículo carregado, existem outras tarefas associadas que precisam estar alinhadas para alcançar tais objetivos. Saiba mais!

Como funciona uma empresa de transporte em Mauá?

É comum ser dividida em duas áreas: operacional e administrativa. Essa repartição é importante, pois existem uma série de obrigatoriedades para serem cumpridas, antes do veículo seguir viagem.

Na lista abaixo, é possível identificar como se estrutura uma eficaz transportadora.

1 – Cotação e especificações do Frete

Um varejista que precisa enviar suas mercadorias para diferentes partes do país, precisa ter o valor de frete em mente. E fechar com um transportador que disponibilize bons preços é o ideal.

É comum que essa parte do transporte seja tratada com um especialista ou área comercial, e no cálculo do frete estão quesitos como:

  • Peso e dimensões da carga;
  • Valor da mercadoria (descrito na Nota Fiscal);
  • Distância total (origem e destino);
  • Taxas ou possíveis tributos cobrados por instituições que fiscalizam as estradas brasileiras.

 

2 – Manutenção

É essencial observar essa questão na sua escolha por uma empresa de transporte em Mauá. Os veículos precisam estar em dia com seus planos de manutenção preventiva, e o embarcador deve oferecer suporte caso aconteça quebras na estrada.

Esse ponto é imprescindível para mercadorias sensíveis, que não podem passar muito tempo no baú de um caminhão, por exemplo.

3 – Gestão da frota

É a parte que verifica desde a documentação até a escolha do veículo correto para fazer a coleta e transporte da mercadoria.

4 – Roteirização

É fundamental que o transportador avalie e apresente rotas viáveis para realizar a entrega da carga. E a roteirização é condicional. Ela serve para otimizar o transporte, o que significa, redução de custos operacionais.

A transportadora deve ter profissionais treinados para montar essa ferramenta de planejamento, necessária para programar paradas, abastecimentos, manutenções, etc.

5 – Monitoramento da carga

A tecnologia de rastreio é outro diferencial que o transportador precisa dispor. Atualmente, não é aceitável que cargas circulem sem o monitoramento 24 horas, por exemplo.

Portanto, verifique se além de rastreadores, o fornecedor tem sistema de comunicação eficazes, para auxiliar nos eventuais problemas que possam surgir durante o percurso.

Outros aspectos no serviço de transportes

Existem mais pontos que ajudam a analisar a eficiência de uma empresa de transporte em Mauá, são eles:

  1. Conhecimento da legislação de trânsito – o entendimento sobre o que pode ou não nas estradas brasileira é essencial. Só para ilustrar, existem licenças especiais para circular com determinado tipo de carga, e o transportador precisa conhecer o máximo de regras para evitar atrasos.
  2. Performance na coleta e entrega – o desempenho da transportadora no carregamento e na descarga é outro ponto que precisa de avaliação. Verifique se existem indicadores que mostrem a performance da empresa.
  3. Capacitação da equipe – sem dúvida, profissionais treinados fazem um trabalho diferente. O ideal é que a empresa de transporte em Mauá se preocupe com o treinamento de seu time.
  4. Conservação da frota – a transportadora é uma parte da imagem do seu produto, ou seja, veículos sujos e deteriorados não são bons para sua marca. Contrate um fornecedor que dê atenção a este quesito.
  5. Investimento em tecnologia – é um diferencial a ser levado em conta. Atualmente muitos varejistas utilizam sistemas para confirmar se o pedido foi entregue ao cliente, e a necessidade de alinhar junto ao transportador o fechamento da entrega.
  6. Autorização para transportar – somente transportadores legalizados, voltados para essa atividade econômica, podem realizar serviços baseados na cobrança de frete. Essa é uma exigência de agências como a ANTT, por exemplo. O que significa que a empresa de transporte em Mauá, precisa ter registros que confirme sua atuação no segmento.

Vale dizer que esse é um vínculo de parceria. Então, no momento do contato é necessário que explique as especificidades de sua carga, assim as viagens fluirão sem desentendimentos.

Decerto, o contrato é documento que serve para indicar todos os nuances do tipo de serviço que sua empresa necessita. Durante a etapa comercial, todos os aspectos que considerar importante para entrega de suas mercadorias devem ser levantados.

Vantagens de uma empresa de transporte em Mauá

Vimos a estrutura básica que uma transportadora precisa ter, mas em relação aos benefícios desse tipo de contratação, quais são?

Primeiramente, negócios que não tem frota própria para realizar suas entregas, são beneficiados com esse tipo de serviço. 

Não haverá necessidade de comprar veículos caros para levar suas cargas para diferentes localidades. Tampouco tem relação trabalhista com motoristas e auxiliares.

Além disso, esse serviço oferece vantagens como:

  • Formato multimodal. Uma transportadora pode conciliar mais de um modal (aeroviário, rodoviário, marítimo, etc.) para levar sua carga até o destino final.
  • Segurança, sobretudo, por contar com profissionais experimentos tanto na condução dos veículos quanto no acompanhamento da carga.
  • Equipamentos adequados para transportar a mercadoria. Uma transportadora completa terá o espaço útil certo para acomodar seus produtos.
  • Atende empresas de todos os portes, principalmente, àquelas que trabalham com carga fracionada. Não importa se tem uma pequena loja física ou um e-commerce, o transportador faz a coleta e entrega suas mercadorias.
  • Não assume custos diretos com tributos, multas ou outras cobranças. Conforme dito, todo valor do transporte é cobrado no frete. E caso surjam custos adicionais, serão de responsabilidade da transportadora.
  • Não gasta com manutenções corretivas, nem diárias dos motoristas.

No item custos, a terceirização do transporte é outra vantagem de destaque. Manutenção, troca de pneus, combustível… tudo isso fica a cargo do fornecedor.

Uma empresa de transporte em Mauá realiza toda gestão, e assume compromisso de reportar as posições da carga 24 horas por dia.

Para aproveitar esses benefícios, entre em contato com a Somerlog, somos referência em transporte no estado de São Paulo, e levamos seus produtos para todo o país.

Entre em contato

Nossos serviços