Armazenagem em Mauá

transporte de cargas

A armazenagem em Mauá é um serviço ideal para conquistar maior agilidade logística. A Somerlog tem armazém próprio, e é adequado para acomodar diferentes tipos de carga. Saiba mais.

Otimizar espaços é palavra de ordem em muitas empresas, atualmente. Os modelos de negócio hoje não exigem mais centralização, e num momento no qual o home office é solução, ampliar a área física não faz sentido.

Assim, pequenos e médios empreendimentos, sobretudo aqueles que estão na cadeia logística, buscam soluções que se encaixem nesse novo formato, e investem em tecnologias e na contratação de serviços de armazenagem em Mauá, por exemplo.

Sem esse olhar é difícil enfrentar variações do mercado, dentre outros desafios que surgem nesse competitivo segmento.

Como funciona o serviço de armazenagem em Mauá

Estocar suas mercadorias ou matérias-primas num galpão que dispõe de equipamentos, segurança e profissionais qualificados, é a principal característica desse serviço.

Porém, um sistema interno de movimentação das cargas é outra maneira de diferenciar a armazenagem em Mauá. Esse funcionamento é determinado pelas etapas abaixo descritas.

1 – Recebimento

Antes de descarregar os produtos nas docas do armazém, decerto, é alinhado a quantidade de volumes e a natureza destes. Feito isso, tudo é conferido antes de seguir para estantes ou paletes do galpão.

A movimentação é feita por equipamentos adequados, que evitam qualquer dano aos itens armazenados.

2 – Acomodação e Embalagem

Na armazenagem em Mauá segue-se a recomendação do cliente para o tipo de unitização, e o formato ideal de embalagens que devem ser usadas.

Essas medidas são essenciais para garantir que os produtos não sejam comprometidos durante o tempo que fiquem estocados.

3 – Gestão de Estoque

O controle da saída e entrada das mercadorias no armazém é rigoroso, e a informação pode ser enviada em tempo real para o proprietário da carga.

Desse modo, é mais fácil descobrir quais itens precisam ser produzidos e/ou repostos, evitando deixa-los por um período muito longo no armazém.

E quando esse instrumento logístico é contratado com o transporte, ao liberar as mercadorias (de acordo com a Nota Fiscal emitida), um novo tipo de monitoramento se inicia e é concluído com a confirmação da entrega no destino.

4 – Documentação para liberação

A mercadoria só é liberada com a documentação necessária, desde a NF até possíveis certidões que sejam cobradas pela fiscalização.

5 – Expedição

Outro momento muito relevante na logística de armazéns, pois aqui é a confirmação que o produto certo saíra das docas para o veículo; em muitos casos também é etapa para substituição da embalagem e fracionamento de carga.

Então, é muito importante que o galpão de armazenamento disponha de um setor de expedição experiente e equipado.

Vantagens do armazém em Mauá

Além de toda preparação apresentada anteriormente, um armazém oferece outros benefícios atrativos para sua operação logística, dentre eles:

  • Localização – está em pontos logísticos favoráveis, ou seja, em cidades estratégicas que permitem o rápido escoamento de produtos. É comum ficarem entre o local de produção e centros de distribuição, por exemplo.
  • Estrutura adequada – docas, câmaras frias, estantes, porta-paletes, portas de acionamento rápido… são alguns itens que ilustram o que contém numa armazenagem em Mauá.
  • Equipamentos – máquinas de içamento, transpaleteiras, diferentes tipos de empilhadeira são alguns equipamentos que se usam na operação dentro de armazéns. Eles são cruciais para que nada aconteça com a mercadorias até sua expedição nas docas.
  • Segurança – circuito de câmeras ligados 25 horas por dia para acompanhar tudo que se passa no armazém, este é um benefício relevante, sobretudo para quem tem carga de alto valor agregado.
  • Instalação para filiais – é comum armazéns ter uma área para os clientes administrarem essa parte de sua operação in loco.
  • Versatilidade – no armazenamento em Mauá é acomoda produtos de muitos tipos, desde remédios, alimentos, eletroeletrônicos, produtos químicos e eletrodomésticos.
  • Flexibilidade de contrato – é possível solicitar alterações de acordo com as demandas de seu negócio. Se precisar de mais espaço, por exemplo, basta pedir acréscimo para guardar mais mercadorias.

Veja a seguir o que pesa na escolha do galpão ideal para sua empresa.

Como contratar armazenagem em Mauá?

A transparência em suas operações é ponto fundamental no armazém que pretende contratar. Mas, existem outros pontos que deve analisar:

A – Boas Dimensões

Além de espaçoso, o galpão deve ter características estruturais que favoreçam a ventilação e iluminação; também é importante ter espaço para manobras de veículos e área de apoio para profissionais visitantes.

B – Formatos disponíveis

Shed, piramidal, 2 pisos… são alguns modelos de armazéns que atendem a diferentes demandas.

O shed é o formato mais comum de armazém e se destina a produtos que necessitam de espaços ventilados e bem iluminados.

Já o piramidal é próprio para o armazenamento vertical, para mercadorias leves que podem ficar em grandes estantes de aço. Desse modo se acomoda mais itens, sem precisar contratar mais espaço.

O tipo 2 pisos é aquele que além do galpão disponibiliza uma área (mezanino) para que o cliente opere a movimentação de suas cargas.

C – Serviços

Movimentação, etiquetagem, montagem de kits, embalagem, etc. são atividades que demostram o quão é completo o galpão.

D – Qualificação da equipe

Para monitorar todas essas tarefas é fundamental ter profissionais preparados, com qualificação comprovada na área de logística.

E – Transporte

Armazéns que tem frota própria para escoar mercadorias é um plus. Isso favorece o monitoramento preciso das cargas.

Portanto, verificar todos esses pontos ajudará na sua decisão.

O armazém da Somerlog

A Somerlog é uma empresa especializada em logística e transporte. Conta com galpão de armazenagem próprio, e com os seguintes diferenciais:

  • 2500 m² de dimensão útil
  • 1500 posições para paletes
  • Pronto para armazenar desde alimentos até produtos com valor agregado
  • Localizado em condomínio fechado
  • Área coberta, e com pé direito de 9 m de altura
  • Autorização da Anvisa para armazenar produtos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e equipamentos médicos

A Somerlog também tem veículos próprios prontos para fazer a distribuição e entrega de todos os produtos armazenados. Além de realizar transporte multimodal (rodoviário e aeroviário).

Então se busca a melhor armazenagem em Mauá, entre em contato com a Somerlog.

Entre em contato

Nossos serviços